Divulgando a Pesquisa

Processo de Criação do Jornal Escolar

Tema: Oficinas Mágicas

Professores envolvidos: professoras do Laboratório de Informática, professoras do Centro de Multimeios

Alunos envolvidos: Grêmio Estudantil e representantes de sala de aula
Total de alunos: 25 alunos beneficiados.

Duração do projeto: 4 semanas (já com a turma formada)

Atividades

realizadas

1ª semana
Oficinas de criação com o professor Nelson Menezes

2ª semana

Encontros em horários extra classe, para definir papéis, determinar tarefas, tópicos a serem abordados , escolha do nome do jornal gerenciar e contactar os patrocinadores. para a 1ª edição do jornal

3ª semana

Seleção e revisão dos conteúdos, fechamento da 1ª edição e edição.

 

4ª semana

Divulgação e entrega de jornais.

Tecnologias e mídias utilizadas: para a oficina: projetor de slides, revistas e jornais, giz e apagador.
Para a edição do jornal: editor de texto e impressora e utilização da máquina xérox da escola.

Atitude dos alunos: Quando a proposta foi lançada primeiramente para o grêmio e este deu a idéia de convidar representantes das salas, tudo correu de forma tranqüila e bem a vontade, pois cada aluno que se prestou a participar das oficinas e da criação do jornal veio de boa vontade e com o objetivo de colaborar. A divulgação das oficinas para a criação do jornal foi divulgada em cada sala de aula e na hora da divulgação o representante era escolhido e aceitava de livre vontade. Tudo aconteceu democraticamente. A primeira edição do jornal “Vida na Escola” saiu na terceira semana do mês de maio de 2008 e até hoje continuamos com o mesmo projeto, agora integrando novos membros e novo Grêmio.

Quanto aos professores envolvidos, o empenho e a doação mesmo, foram fundamentais para a criação do jornal, pois vivenciamos obstáculos bastantes aborrecidos que precisaram ser contornados para conseguir nosso objetivo.

Como professora e participadora do projeto, digo que foi desafiador. O que mais me encantou, foi a afinidade e empenho dos participantes, ninguém esperava por ninguém, por que todos sabiam das suas atribuições. É claro que tivemos problemas com desistências e às vezes descuido por parte de alguns membros e chegamos também a ter sensações de desânimo, mas que não impediram de continuarmos o trabalho. O Jornal “ Vida na Escola”, continua de pé, agora com novos membros e novas idéias.

Comments on: "Divulgando a Pesquisa" (1)

  1. Sim, provavelmente por isso e

Leave a comment